top of page
DOENÇAS

Como a grande maioria das raças grandes, o Cane Corso apresenta alguns problemas de saúde característicos:

Displasia
A displasia só pode ser diagnosticada com certeza quando filhote tem mais de 12 meses através de raios-x.

Torção gástrica 

Pode-se evitar esse problema dividindo a porção total de ração, evitando dar toda a comida de uma única vez.

Entrópio
Quando a pele que encobre parte da vista. Essa característica costuma aparecer a partir dos três meses de vida, deixando os olhos irritados e vermelhos, com lacrimejamento excessivo. A correção é cirúrgica.

Conheça também as doenças que as vacinas combatem:

Cinomose
Doença causada por vírus (família Paramyxoviridae) e sua transmissão é pelo ar. O cão contaminado pode apresentar febre, sintomas dos tratos gastrointestinais e respiratório. A doença é transmitida principalmente pelas secreções dos animais infectados.

Coronavirose
Doença transmitida por vírus e sua contaminação é através das fezes de animais contaminados pela moléstia, infectando principalmente o trato intestinal. Os sintomas são: diarréia (sem a presença de sangue, mas de coloração alaranjada), vômitos, perda do apetite, letargia e febre.

Giardíase
Doença provocada por um parasita, a Giárdia. A transmissão ocorre através da rota fecal-oral, mais comumente através da água contaminada. A transmissão ainda pode ocorrer através da contaminação fecal em canis e abrigos de animais. Os animais infectados apresentam sintomas como fezes moles, odor fétido e algumas vezes diarréia, vômito e mobilidade intestinal aumentada, animais afetados podem apresentar perda de peso secundária à diarréia, mas raramente apresentam inapetência.

Hepatite
É essa virose denominada resumidamente como HCC (Hepatite Canina Contagiosa), caracterizando-se por uma hepatite e Peri hepatite fibrinosa, edema da vesícula biliar e em alguns casos por diáteses hemorrágicas. Os principais sintomas são a presença de febre, sintomas dos tratos gastrointestinais e respiratório.

Leptospirose

É uma enfermidade bastante comum em épocas de chuvas. É uma doença causada por bactéria, a Leptospira. A doença é causada principalmente pela urina que dos ratos e os camundongos. Os principais sintomas são anorexia, apatia, vômito e febre evoluindo para anemia, icterícia, poliúria, polidipsia, diarréia, a urina pode apresentar-se com sangue e aparecem erosões (úlceras) na boca ou língua.

Parvovirose
É uma das viroses mais conhecidas e mais contagiosas entre os cães domésticos, sendo também chamada de Enterite Canina Parvoviral. A doença se estabelece principalmente no sistema digestivo, causando elevação da temperatura interna (nos cães mais jovens) e hipotermia (nos cães adultos), sonolência, falta de apetite e inchaço na região dos olhos, inflamação do estômago, fígado e intestino.

Raiva
A raiva canina é uma doença contagiosa, que se transmite pelo contato, e quando os sintomas aparecem são de grande intensidade. É causado por um vírus (Rhabdovirus) que atinge de maneira letal o sistema nervoso do indivíduo contaminado e é transmitida através da saliva dos cães raivosos. Caracteriza-se por perturbações nervosas de origem cerebral e medular, com excitação, depressão, paralisia e finalmente a morte do animal.

Tosse dos Canis

A doença pode ser causada por vírus (Parainfluenza e Adenovirus tipo 2), bactérias (Bordetella bronchiseptica) ou fungos e é altamente contagiosa entre os cães através do contato direto entre os animais. O cão pode apresentar sintomas que lembram muito o resfriado humano, com tosse, espirros, febre, falta de apetite e corisa. Essa doença pode aparecer em qualquer época do ano, porém, há uma maior predisposição nos meses frios pela baixa temperatura.

Doenças causadas por pulgas
 
Dermatite alérgica
Provoca coceira, q
ueda de pêlos, inquietude, perda de peso e eventual inflamação no local da picada.


Verminose
A pulga (Cte
nocephalides spp) é hospedeira intermediária do verme Dipylidium Caninum , que pode causar lesões neurológicas e diarréia. Os vermes brancos e achatados, são visíveis nas fezes.


Anemia:
Torna-se profunda se a infestação for grande, podendo levar à morte.


Doenças causadas por carrapatos

Hemorragias
As doenças hemorrágicas (erliquiose, babesiose e anaplasmose) têm grande incidência no Brasil. Causam febre, anemia, hemorragia, icterícia, falta de apetite, apatia e formação de manchas vermelhas não salientes (orais, abdominais e cutâneas).


Eritema com nodulação 
Lesão avermelhada com nódulo na pele, causada quando o aparelho bucal do carrapato fica acoplado à pele do cão ou gato por causa da retirada incorreta do parasita.


Doença de Lyme (borreliose)
Causa artrite que pode envolver mais de uma articulação e claudicação. Outras conseqüências são anorexia, fadiga, complicações neurológicas, aumento do tamanho dos gânglios linfáticos, problemas cardíacos, renais e reprodutivos.

logo cbkc.png

© Coraggio Del Cane - Cane Corso

logo fci.png

Sede Empresarial - São Paulo- Canil Cotia

bottom of page